fbpx
skip to Main Content
Capa Notícia Site 02 Jose

Projeto Memória Narrada – Prof. José Eduardo Hasselmann

Dando sequência ao Projeto Memória Narrada, iniciamos esta semana com mais um depoimento selecionado especialmente para vocês!

Confira abaixo, o trecho escrito do depoimento do Diretor da Faculdade de Engenharia Souza Marques, Prof. José Eduardo Hasselmann:

    “A Souza Marques começou com Engenharia Operacional, que era uma espécie de curso que, atualmente, tem a característica de tecnologia. A Engenharia Operacional durou aqui cinco ou seis anos. Quando o Ministério da Educação não mais estimulou a continuidade desse curso de Engenharia Operacional, o que foi permitido aos alunos era fazer a conclusão, no curso de Engenharia, com duração total de cinco anos. Diversos alunos nossos, alguns já com empregos e tudo, fizeram a complementação e saíram com o diploma, não apenas de operacional, mas, também, de engenheiro de cinco anos de formação. Uma das características do Prof. José de Souza Marques era sua grande dedicação nas realizações aqui. Era muito corajoso! Ele iniciou com o Colégio Souza Marques. Na estrutura da Fundação (FTESM), anos 1960, o presidente era o Prof. José de Souza Marques, e entre os fundadores, estava o Prof. Tito Urbano da Silveira, que era pai do Tito Luiz da Silveira. O diferencial da Souza Marques, na Engenharia, era a grande quantidade de aulas práticas. A rotina aqui seguia até aos sábados. Os alunos recebiam uma quantidade de aulas, que iam de sete horas da manhã até três horas da tarde, até 15 horas, dividido em diversos grupos. Algumas turmas de sessenta alunos tinham quatro grupos. A gente tinha turmas divididas, de tal maneira que, enquanto o grupo A estava fazendo aula de Física, um outro grupo, o B, estava na aula de Química, e o C, estava na aula de Desenho. Nos sábados, funcionavam as disciplinas práticas de Física e Química e aulas de Desenho”.
Fonte: Acervo do Centro de Memória Leopoldina Amélia Ribeiro de Souza Marques, Programa de História Oral, Entrevista, Prof. José Eduardo Hasselmann, 21/02/2018.
Back To Top
Pesquisar