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CPA – Avaliação Institucional

A Faculdade Souza Marques, mantida pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques – FTESM, instituiu o processo permanente de Avaliação Institucional, objetivando o aprimoramento da gestão pedagógica e administrativa, com vistas ao aperfeiçoamento da qualidade do ensino dos cursos oferecidos.

A Autoavaliação desenvolvida, na forma de pesquisa sobre a realidade (investigação científica), ressalta a relevância atribuída à necessidade de uma autoconsciência institucional, que deve ser utilizada como ferramenta de acompanhamento e controle da implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, bem como da elaboração dos Planos de Ação correspondentes.

O objetivo central do processo avaliativo da FTESM é, portanto, acompanhar a efetividade do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e servir como instrumento de aperfeiçoamento do processo educativo da Instituição.

O que se propõe é repensar a ação educativa em toda a sua abrangência, de modo sistemático e contínuo, orientando seu autoconhecimento para a definição de potencialidades e oportunidades de melhoria, ensejando a correção de rumos ou a afirmação de valores. Visa atingir a melhoria da qualidade acadêmica, pelo redimensionamento e pela construção (elaboração, execução, acompanhamento e avaliação) de um Plano de Melhorias a ser praticado coletivamente.

Tal premissa reforça a necessidade de avaliar a Instituição, considerando a visão particular que cada um dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica da FTESM. Avaliam-se as respectivas opiniões sobre a estrutura, organização institucional, desempenho global do curso, autoavaliação, relacionamento interpessoal e suas expectativas com relação à Instituição de Ensino Superior (IES). Esse material serve de insumo para o desenvolvimento de uma pesquisa descritivo-exploratória, com o intuito de subsidiar o planejamento dos cursos oferecidos pela FTESM, bem como para a elaboração do Plano de Melhorias.

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