INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO COMUT
O COMUT está disponível para os alunos, professores e funcionários da FTESM.
O que é o COMUT?
É um programa de comutação bibliográfica, administrado pelo IBICT, que permite às comunidades acadêmicas e de pesquisa o acesso aos documentos em todas as áreas do conhecimento.
Perguntas e respostas sobre o COMUT:
Que tipo de documento pode ser solicitado?
Artigos de revistas técnico-científicos, teses e anais de congressos, respeitando rigorosamente a lei dos direitos do autor. De acordo com esta lei, não é possível a reprodução de documentos, na íntegra, salvo aqueles autorizados pelo autor.
Como é feita a pesquisa?
1- O usuário acessa através da internet as seguintes bases de dados: CCN – Catálogo Coletivo Nacional ou Teses Brasileiras – TB no site do IBICT: www.ibict.br
2- Realiza a pesquisa por título, autor, assunto, etc., selecionando as bibliografias de interesse.
Como é feita a solicitação de cópias?
1- Selecionar a bibliografia de interesse;
2- Preencher o formulário: solicitação de cópias, COMUT – disponível na Biblioteca, efetuando o pagamento correspondente.
Qual o custo ou a forma de pagamento?
1- O usuário calcula a quantidade de páginas dos documentos desejados em bônus eletrônico: 1 (um) bônus = 5 páginas. A tabela com os preços deve ser consultada na página do IBICT/Comut
2- É feito um crédito no valor dos pedidos;
3- Caso alguns pedidos não sejam atendidos, o valor referente é devolvido: o usuário só paga pelos pedidos atendidos.
Como o artigo e parte do documento são enviados ao usuário?
CORREIO – Está disponível no momento, para os usuários do FTESM, o envio através do correio. A Biblioteca Rosa Domingas Marques recebe as fotocópias, diretamente da biblioteca que atender ao pedido, efetuando a entrega ao usuário.
O tempo médio de atendimento varia de acordo com os recursos das bibliotecas que atenderão aos pedidos. O COMUT não determina o prazo para a entrega.
INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SCAD
O SCAD está disponível somente para alunos, professores e funcionários da FTESM.
O que é o SCAD?
SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos) é um serviço de fornecimento de documentos especializado em ciências da saúde que tem por objetivo prover acesso a documentos exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa. Este serviço é coordenado pela BIREME com a cooperação das bibliotecas integrantes da rede BVS.
Perguntas e respostas sobre o SCAD:
Que tipo de documento pode ser solicitado?
Qualquer artigo de revista, capítulo ou parte de documentos e tese, da área de ciências da saúde, podem ser solicitados para o SCAD, respeitando rigorosamente os “direitos do autor”. Para cada artigo de revista, capítulo ou parte de documento deve corresponder a um pedido do SCAD. De acordo com os “direitos do autor”, não é possível a reprodução de documentos e revistas na íntegra. Somente artigos de revistas, capítulos ou partes de documentos podem ser reproduzidos, salvo aqueles documentos autorizados pelo próprio autor.
Como é feita a pesquisa?
1- O usuário acessa, através da internet, o site da Bireme.
2- Clica em “Literatura Científica”, e, em seguida, na base de dados Bibliográfica em que desejar fazer a pesquisa.
3- Realiza a pesquisa selecionando as bibliografias de interesse.
Como é feita a solicitação das cópias?
1- Seleciona a Bibliografia de interesse;
2- Preenche o formulário Solicitação de Cópias – SCAD, disponível na Biblioteca Universitária (um formulário para cada pedido);
3- Efetua o pagamento correspondente
Qual a forma de pagamento?
1- O usuário calcula a quantidade de páginas dos documentos solicitados e a quantidade de pedidos desejados: 1 (um) SCAD por pedido a cada grupo de 20 páginas;
2- É feito um crédito no valor dos pedidos;
3- Caso algum pedido não seja atendido, o valor referente é devolvido: o usuário só paga os pedidos atendidos.
Qual o custo do serviço?
O preço do serviço SCAD é por pedido e é definido de acordo com:
1- Quantidade de páginas do artigo ou documento solicitado;
2- Local de atendimento do pedido: em bibliotecas do “sistema local” (BIREME e Bibliotecas do Brasil), ou Bibliotecas de outros sistemas (América Latina, EUA, etc.). Veja Tabela de preços do
SCAD em vigor no Site da Bireme.
Como o artigo ou documento é enviado ao solicitante?
CORREIO – Está disponível, no momento, para os usuários da FTESM, o envio através do correio.
A Biblioteca Universitária recebe as fotocópias dos documentos, solicitadas por correio normal, diretamente da biblioteca que atender ao pedido, efetuando a entrega ao usuário.
Onde são atendidos os pedidos?
Os pedidos registrados no SCAD podem ser atendidos em Bibliotecas do “sistema local” ou em Bibliotecas de “outros sistemas”.
Sistema local: o sistema local inclui a Biblioteca da BIREME e as Bibliotecas dos Centros
Cooperantes Brasileiros do Sistema BIREME.
Outros sistemas: as Bibliotecas de outros sistemas são os Centros Cooperantes da BIREME, na América Latina e Caribe e em outras Bibliotecas a nível internacional.
O SCAD não garante o atendimento de todos os pedidos, mesmo os referentes a documentos recuperados no MEDLINE ou LILACS. O índice médio de atendimento nos últimos anos foi de 80% dos pedidos. O não atendimento pode ser pela não localização do documento solicitado nas coleções das Bibliotecas cooperantes do SCAD, pelo registro incompleto ou errado dos dados de identificação do documento, entre outros.
O prazo de atendimento de um pedido varia de acordo com a biblioteca que estiver atendendo o pedido e com a forma de envio do documento solicitado.
Local de atendimento do pedido | Normal¹ | Urgente² |
BIREME | 48 horas | 24 horas |
Bibliotecas no Brasil | 15 dias | 5 dias |
Bibliotecas na América Latina/Caribe | 20 dias | 5 dias |
National Library of Medicine (NLM) | 10 dias | 2 dias |
¹Normal: e-mail, correio
²Urgente: e-mail ou fax
Observações:
- Na forma de envio urgente o preço é diferenciado.
- O prazo de atendimento não leva em conta o tempo de entrega pelos correios.
O prazo se inicia no dia seguinte à data de solicitação e leva em conta somente dias úteis.