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Instruções para utilização do COMUT e SCAD

INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO COMUT

COMUT está disponível para os alunos, professores e funcionários da FTESM.

O que é o COMUT?

É um programa de comutação bibliográfica, administrado pelo IBICT, que permite às comunidades acadêmicas e de pesquisa o acesso aos documentos em todas as áreas do conhecimento.

Perguntas e respostas sobre o COMUT:

Que tipo de documento pode ser solicitado?

Artigos de revistas técnico-científicos, teses e anais de congressos, respeitando rigorosamente a lei dos direitos do autor. De acordo com esta lei, não é possível a reprodução de documentos, na íntegra, salvo aqueles autorizados pelo autor.

Como é feita a pesquisa?

1- O usuário acessa através da internet as seguintes bases de dados: CCN – Catálogo Coletivo Nacional ou Teses Brasileiras – TB no site do IBICT: www.ibict.br

2- Realiza a pesquisa por título, autor, assunto, etc., selecionando as bibliografias de interesse.

Como é feita a solicitação de cópias?

1- Selecionar a bibliografia de interesse;

2- Preencher o formulário: solicitação de cópias, COMUT – disponível na Biblioteca, efetuando o pagamento correspondente.

Qual o custo ou a forma de pagamento?

1- O usuário calcula a quantidade de páginas dos documentos desejados em bônus eletrônico: 1 (um) bônus = 5 páginas. A tabela com os preços deve ser consultada na página do IBICT/Comut

2- É feito um crédito no valor dos pedidos;

3- Caso alguns pedidos não sejam atendidos, o valor referente é devolvido: o usuário só paga pelos pedidos atendidos.

Como o artigo e parte do documento são enviados ao usuário?

CORREIO – Está disponível no momento, para os usuários do FTESM, o envio através do correio. A Biblioteca Rosa Domingas Marques recebe as fotocópias, diretamente da biblioteca que atender ao pedido, efetuando a entrega ao usuário.

O tempo médio de atendimento varia de acordo com os recursos das bibliotecas que atenderão aos pedidos. O COMUT não determina o prazo para a entrega.

INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SCAD

SCAD está disponível somente para alunos, professores e funcionários da FTESM.

O que é o SCAD?
SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos) é um serviço de fornecimento de documentos especializado em ciências da saúde que tem por objetivo prover acesso a documentos exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa. Este serviço é coordenado pela BIREME com a cooperação das bibliotecas integrantes da rede BVS.

Perguntas e respostas sobre o SCAD:

Que tipo de documento pode ser solicitado?
Qualquer artigo de revista, capítulo ou parte de documentos e tese, da área de ciências da saúde, podem ser solicitados para o SCAD, respeitando rigorosamente os “direitos do autor”. Para cada artigo de revista, capítulo ou parte de documento deve corresponder a um pedido do SCAD. De acordo com os “direitos do autor”, não é possível a reprodução de documentos e revistas na íntegra. Somente artigos de revistas, capítulos ou partes de documentos podem ser reproduzidos, salvo aqueles documentos autorizados pelo próprio autor.

Como é feita a pesquisa?
1- O usuário acessa, através da internet, o site da Bireme.
2- Clica em “Literatura Científica”, e, em seguida, na base de dados Bibliográfica em que desejar fazer a pesquisa.
3- Realiza a pesquisa selecionando as bibliografias de interesse.

Como é feita a solicitação das cópias?
1- Seleciona a Bibliografia de interesse;
2- Preenche o formulário Solicitação de Cópias – SCAD, disponível na Biblioteca Universitária (um formulário para cada pedido);
3- Efetua o pagamento correspondente

Qual a forma de pagamento?
1- O usuário calcula a quantidade de páginas dos documentos solicitados e a quantidade de pedidos desejados: 1 (um) SCAD por pedido a cada grupo de 20 páginas;
2- É feito um crédito no valor dos pedidos;
3- Caso algum pedido não seja atendido, o valor referente é devolvido: o usuário só paga os pedidos atendidos.

Qual o custo do serviço?
O preço do serviço SCAD é por pedido e é definido de acordo com:
1- Quantidade de páginas do artigo ou documento solicitado;
2- Local de atendimento do pedido: em bibliotecas do “sistema local” (BIREME e Bibliotecas do Brasil), ou Bibliotecas de outros sistemas (América Latina, EUA, etc.). Veja Tabela de preços do
SCAD em vigor no Site da Bireme.

Como o artigo ou documento é enviado ao solicitante?
CORREIO – Está disponível, no momento, para os usuários da FTESM, o envio através do correio.
A Biblioteca Universitária recebe as fotocópias dos documentos, solicitadas por correio normal, diretamente da biblioteca que atender ao pedido, efetuando a entrega ao usuário.

Onde são atendidos os pedidos?
Os pedidos registrados no SCAD podem ser atendidos em Bibliotecas do “sistema local” ou em Bibliotecas de “outros sistemas”.

Sistema local: o sistema local inclui a Biblioteca da BIREME e as Bibliotecas dos Centros
Cooperantes Brasileiros do Sistema BIREME.

Outros sistemas: as Bibliotecas de outros sistemas são os Centros Cooperantes da BIREME, na América Latina e Caribe e em outras Bibliotecas a nível internacional.

O SCAD não garante o atendimento de todos os pedidos, mesmo os referentes a documentos recuperados no MEDLINE ou LILACS. O índice médio de atendimento nos últimos anos foi de 80% dos pedidos. O não atendimento pode ser pela não localização do documento solicitado nas coleções das Bibliotecas cooperantes do SCAD, pelo registro incompleto ou errado dos dados de identificação do documento, entre outros.

O prazo de atendimento de um pedido varia de acordo com a biblioteca que estiver atendendo o pedido e com a forma de envio do documento solicitado.

Local de atendimento do pedido Normal¹ Urgente²
BIREME 48 horas 24 horas
Bibliotecas no Brasil 15 dias 5 dias
Bibliotecas na América Latina/Caribe 20 dias 5 dias
National Library of Medicine (NLM) 10 dias 2 dias

¹Normal: e-mail, correio 
²Urgente: e-mail ou fax

Observações:

  • Na forma de envio urgente o preço é diferenciado.
  • O prazo de atendimento não leva em conta o tempo de entrega pelos correios.

O prazo se inicia no dia seguinte à data de solicitação e leva em conta somente dias úteis.

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