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Perguntas Frequentes

1 – Quem pode frequentar as bibliotecas da FTESM?
Docentes e alunos da FTESM e do Pós médio do Colégio Souza Marques, funcionários técnico-administrativos da FTESM e do Colégio Souza Marques e Comunidade externa (somente na Biblioteca Central). Para realização de empréstimo domiciliar, apenas docentes, alunos e funcionários da FTESM.

2 – Devo me cadastrar para utilizar a biblioteca?
O usuário deve apresentar o documento que comprove seu vínculo com a instituição, de acordo com a categoria a que pertence, para fazer seu cadastro na Biblioteca.
Alunos – Comprovante de Matrícula e Identidade;
Funcionários técnico-administrativos e professores – Identidade e Contracheque.

3 – Pessoas da comunidade podem utilizar as bibliotecas?
Sim. Pessoas da comunidade podem utilizar a Biblioteca Central, situada no Campus de Cascadura para Consulta Local.

4 – Como posso consultar um livro?
A pesquisa é on-line e é feita através dos terminais de computadores, disponibilizados para este fim. Através do sistema, faz-se a busca em todo o acervo da Biblioteca por assunto, nome de autor (entrar pelo último sobrenome) ou o título da obra. Após o resultado da pesquisa, anotar o nº de chamada (conjunto de números e letras que aparece na coluna “Localização”) no formulário de “Solicitação de Material” (que fica próximo aos terminais de consulta) das obras desejadas e entregar no Balcão de Atendimento.

5 – É preciso apresentar algum documento para fazer empréstimo?
Sim. A carteira de estudante ou identidade.

6 – O empréstimo pode ser feito por terceiros?
Não. Apenas o próprio usuário pode fazê-lo.

7 – Quantos livros posso levar?
O usuário pode levar de uma vez, no máximo 3 (três) livros como empréstimo domiciliar por sete dias.

8 – Ex-aluno pode fazer empréstimo?
Não. Somente usuários com matrículas ativas podem utilizar esse serviço.

9 – Como posso verificar a data de devolução dos livros emprestados?
A data de devolução é carimbada na papeleta afixada na última página da obra.

10 – É possível renovar o empréstimo?
Sim. Desde que não haja reservado para outro usuário e não esteja com prazo de devolução vencido.

11 – Estou com um livro vencido, mas quero renovar outro e não consigo. Por quê?
O atraso na devolução de qualquer material impossibilita a renovação de outros documentos, que estejam dentro do prazo.

12 – Como posso fazer a renovação de um livro?
Diretamente no balcão de atendimento da biblioteca mediante a apresentação do livro em questão ou através do Meu Pergamum (Sitema da biblioteca), desde que tenha login e senha cadastradoS na biblioteca.

13 – Como fazer a reserva de material que está emprestado?
Diretamente no balcão, lembrando que só podem ser reservados os livros que estiverem emprestados ou através do Meu Pergamum (Sitema da biblioteca), desde que tenha login e senha cadastrado na biblioteca.

14 – É possível pagar a multa em outro momento?
Sim. A multa permanece registrada no sistema e o usuário pode pagá-la depois. Entretanto, enquanto houver pendência, não poderá utilizar os serviços de empréstimo, renovação e emissão de “nada consta”.

15 – Onde é feita a devolução do(s) livro(s) emprestado(s)?
O material emprestado deve ser devolvido na biblioteca.

16 – A devolução pode ser feita por terceiros?
Sim. Qualquer pessoa pode efetuar a devolução, devendo entregar o material no balcão de empréstimo.

17 – Fiz um empréstimo na biblioteca e perdi o material, o que faço?
Em caso de roubo ou extravio de material do acervo, o usuário deve comunicar o fato à Biblioteca para receber instruções, lembrando sempre que a integridade do material emprestado é de exclusiva competência do usuário e o material deve ser reposto no acervo da biblioteca.

18 – Qual o valor das multas por atraso? Existe alguma penalidade?

MULTA SUSPENSÃO
Tipo de Empréstimo Valor Situação Dias Situação
DOMICILIAR R$2,00 Por cada dia de atraso e por cada item Emprestado. 3 dias Após 14 dias de atraso para cada obra emprestada.
LOCAL R$5,00 Após o prazo máximo de 2h e por cada item emprestado + R$5,00 (cinco reais) por cada dia de atraso e por cada item emprestado. 3 dias Já no dia seguinte por cada dia de atraso e por cada item emprestado.

19 – Quantos livros posso reservar e qual o prazo para retirar o material reservado?
Cada usuário só pode ter no máximo 02 reservas por vez e um mesmo usuário não pode reservar dois livros iguais (autor e título) mesmo que de edições diferentes. O material fica disponível durante o horário de funcionamento da biblioteca, por 2 dias corridos.

20 – Quem pode utilizar o guarda volumes?
Todo usuário que for utilizar o Setor de Consulta e Referência tem direito e podem solicitar a chave no atendimento da biblioteca mediante a apresentação do documento de identidade que só será devolvido no ato de devolução da chave.

21 – Que tipo de material posso consultar no setor de material de consulta?
Obras de referência como jornais, dicionários, enciclopédias, periódicos, normas, TCCs, disponíveis apenas para consulta local.

22 – Posso fazer empréstimo de livro de consulta?
Sim, para reprodução parcial, utilização em salas de aula, salas de estudo ou outro departamento da instituição por um período de 2h (duas horas) sem penalidades para o usuário.

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