VESTIBULAR
O Processo Seletivo é realizado através da realização de uma PROVA (OBJETIVA E REDAÇÃO) ou pelo aproveitamento dos resultados obtidos através do ENEM* (Exame Nacional do Ensino Médio), considerando as 3 últimas edições do exame. A PROVA avalia conhecimentos, competências e habilidades comuns ao Ensino Médio, destinando-se, exclusivamente, aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou Equivalente.
*Exceto para o processo seletivo de Medicina.
Saiba mais em vestibular.souzamarques.br
Edital – Vestibular para o Curso de Medicina Souza Marques 2022
Edital – Vestibular para os Cursos Semestrais Presenciais Souza Marques 2022.1
Edital – Vestibular para o Curso de Pedagogia EaD Souza Marques 2022.1
TRANSFERÊNCIA
A transferência será deferida pela FTESM, desde que haja disponibilidade de vaga, o aluno seja egresso de Instituição de Ensino Superior regularizada perante o MEC, esteja em conformidade com a legislação vigente e de acordo com o período estabelecido no calendário oficial.
INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2022.1 – CURSOS SEMESTRAIS:
EDITAL: TRANSFERÊNCIA EXTERNA – 2022.1 (Clique aqui)
• Ficha de Inscrição | Transferência Externa (Clique aqui)
• Termo de Responsabilidade | Transferência Externa (Clique aqui)
PRAZOS DE INSCRIÇÃO, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS – COMUNS AOS EDITAIS
- INSCRIÇÃO: DE 16/11/2021 A 04/02/2022.
- DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: O resultado do DEFERIMENTO ou INDEFERIMENTO será
obtido através do e-mail utilizado pelo candidato no ato da sua inscrição. - MATRÍCULAS: ATÉ 10/02/2022.
Toda a documentação exigida para Transferência deverá ser original, conter o carimbo e a assinatura do responsável pelo órgão emissor na Instituição de origem:
1 – Histórico Escolar completo, oficial, assinado, carimbado e original contendo a relação das disciplinas cursadas (carga horária, nota ou graus obtidos e créditos correspondentes), dados pessoais do requerente e situação acadêmica de cada período subsequente ao ingresso (trancamento de matrícula, abandono de curso, etc).
2 – Declaração das disciplinas cursadas com os respectivos graus e situação final, caso não estejam registradas no Histórico Escolar.
3 – Declaração do vínculo acadêmico do requerente com o estabelecimento de origem no atual período e Declaração da situação junto ao ENADE.
4 – Declaração de que a matrícula na Instituição de origem não está sob pendência judicial (Subjudice).
5 – Comprovante de autorização do curso, reconhecimento ou renovação de reconhecimento (data de publicação do respectivo ato no DOU), caso esta informação não conste do Histórico Escolar.
6 – Programa das disciplinas cursadas com aprovação, sendo que:
- O nome e o código da disciplina deverão ser o mesmo contido no Histórico Escolar;
- A carga horária deverá ser discriminada (horas de aulas teóricas e práticas), guardando correspondência com a informação constante do Histórico Escolar;
- Todas as páginas deverão ser devidamente carimbadas e rubricadas pela Instituição de origem;
- Somente serão analisados documentos de Instituição de Ensino Superior (IES) com ato regulatório válido, tanto para IES quanto para Cursos.
7 – Descrição do Regime e Critérios de Aprovação da instituição de origem, caso não conste no Histórico Escolar, a situação final de aprovação ou reprovação.
8 – Carteira de Identidade.
9 – Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Obs.: Não serão aceitas inscrições de candidatos em situação de abandono/desligado na instituição de origem, de acordo com o Parecer CNE, nº 365/2003, de 17/12/2003.
PORTADOR DE DIPLOMA
No período de recesso, são aceitas admissões de Portadores de Diploma, exceto para o curso de Medicina.
INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA 2022.1 – CURSOS SEMESTRAIS:
EDITAL: PORTADOR DE DIPLOMA – 2022.1 (Clique aqui)
• Ficha de Inscrição | Portador de Diploma (Clique aqui)
• Termo de Responsabilidade | Portador de Diploma (Clique aqui)
PRAZOS DE INSCRIÇÃO, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS – COMUNS AOS EDITAIS
- INSCRIÇÃO: DE 16/11/2021 A 04/02/2022.
- DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: O resultado do DEFERIMENTO ou INDEFERIMENTO será
obtido através do e-mail utilizado pelo candidato no ato da sua inscrição. - MATRÍCULAS: ATÉ 10/02/2022.
Portadores de Diploma ingressam nos Cursos Semestrais Souza Marques com 50% de bolsa.
A inscrição para o Processo de Seleção de Portador de Diploma de Graduação deverá ser realizada pelo candidato, via internet, considerando o Curso desejado, através do preenchimento da ficha de inscrição e, posteriormente, encaminhar o termo de responsabilidade assinado através de um dos e-mails, conforme Tabela I do Edital, assim como demais documentações exigidas no Edital.
Os interessados também podem comparecer, presencialmente, no Campus da FTESM, Central de Atendimento ao Aluno de 2ª a 6ª feira das 10h às 20h, ou aos sábados das 9 às 12h, portando os seguintes documentos:
1 – Original e cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação registrado ou certidão de conclusão de Colação de Grau (com firma reconhecida) e declaração de diploma em processo de expedição e registro, bem como, demais documentos exigidos no edital.
2 – Histórico Escolar completo, oficial, assinado, carimbado e original, no qual conste:
- Relação das disciplinas cursadas (carga horária, nota ou conceito de aprovação e créditos correspondentes);
- Dados pessoais do requerente.
3 – Descrição do regime de aprovação da instituição de origem, caso não conste, no Histórico Escolar, a situação final de aprovação ou reprovação.
4 – Programa das disciplinas cursadas com aprovação, com bibliografia:
- O nome e o código da disciplina deverão ser iguais aos indicados no Histórico Escolar;
- A carga horária deverá ser discriminada (hora de aulas teóricas, de exercícios e de laboratórios;
- Todas as páginas deverão ser devidamente carimbadas, rubricadas e numeradas;
- O candidato deverá entregar somente os programas das disciplinas cursadas na Instituição anterior, que queira aproveitar na Souza Marques;
- Estão dispensados de apresentar os programas das disciplinas cursadas, apenas os ex-alunos da Souza Marques que ingressaram nesta Instituição a partir de 1989.
5 – Original e cópia legível dos seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Carteira de Identidade (carteira de motorista não será aceita);
- Título de Eleitor;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- CPF;
Se candidato estrangeiro:
- Certidão de Nascimento ou Casamento com tradução juramentada;
- Carteira de Estrangeiro;
- CPF;
- Passaporte, onde deverá constar o visto de estudante atualizado.
Poderão ser solicitados, posteriormente, pela respectiva Secretaria Acadêmica, documentos relativos à Conclusão do Ensino Médio (Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar do Ensino Médio).
READMISSÃO APÓS ABANDONO
Conheça os prazos e procedimentos para a Readmissão após Abandono. Os interessados devem dar entrada no requerimento de “Readmissão após Abandono”, no Protocolo Geral das Faculdades Souza Marques de acordo com os prazos previstos no Edital. As solicitações para o ingresso nos cursos oferecidos devem ser acompanhadas dos documentos exigidos.
INGRESSO POR READMISSÃO 2022.1 – CURSOS SEMESTRAIS:
EDITAL: READMISSÃO – 2022.1 (Clique aqui)
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• Termo de Responsabilidade | Readmissão (Clique aqui)
PRAZOS DE INSCRIÇÃO, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS – COMUNS AOS EDITAIS
- INSCRIÇÃO: DE 16/11/2021 A 04/02/2022.
- DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: O resultado do DEFERIMENTO ou INDEFERIMENTO será
obtido através do e-mail utilizado pelo candidato no ato da sua inscrição. - MATRÍCULAS: ATÉ 10/02/2022.
Ingresse em outros níveis de ensino
Quer obter qualificação em uma determinada área, complementar ou aperfeiçoar seus conhecimentos?
Oferecemos outros níveis de ensino!
PÓS-GRADUAÇÃO
Os Cursos têm como objetivo capacitar e aprofundar o conhecimento técnico e profissional, além de possibilitar maior destaque no mercado de trabalho.
CURSOS DE EXTENSÃO
Cursos extracurriculares de curta duração, como forma de complementar e aperfeiçoar seus conhecimentos.